Ônibus do Grêmio é atacado, jogador se fere e Gre-Nal é adiado

O clássico Gre-Nal, marcado para este sábado (26) no estádio Beira-Rio, foi adiado devido a um ataque ao ônibus do Grêmio na chegada ao estádio em Porto Alegre, no qual o meio-campista paraguaio Villasanti foi atingido no rosto por uma pedra atirada por um torcedor do Internacional e precisou ser levado ao hospital.
“Em face da agressão covarde e absurda sofrida por nossa delegação, já comunicamos à Federação Gaúcha de Futebol nossa decisão de não disputar o clássico Gre-Nal neste sábado. Nossa atenção neste momento está voltada para o atendimento do atleta Villasanti, atingido no rosto por uma pedra, e aos outros membros da delegação machucados”, informou o Grêmio em um comunicado oficial.

Além de Villasanti, outros jogadores também foram atingidos por estilhaços de vidro. O Grêmio, além de considerar o desequilíbrio técnico causado pelo ato criminoso, tomou a decisão como uma manifestação de repúdio à violência em todas as suas formas.
O Grêmio precisou de escolta da Brigada Militar do Rio Grande do Sul para deixar o estádio em segurança. A partida estava originalmente programada para começar às 19 horas, mas foi adiada após uma reunião entre dirigentes dos clubes e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Dahmer Hocsman, que estava em Caxias do Sul para acompanhar outra partida.

O ataque ao ônibus do Grêmio ocorreu nas proximidades do estádio do Internacional, na avenida Edvaldo Pereira da Silva, onde um grupo de torcedores surpreendeu o comboio que escoltava o ônibus e o atacou com uma barra de ferro e uma pedra, atingindo Villasanti.

O presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, concordou com o adiamento do Gre-Nal e condenou o ato dos torcedores do clube. Dois suspeitos pela participação no ato foram detidos no estádio, de acordo com o vice-governador e secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior.

O Gre-Nal, válido pela nona rodada do Campeonato Gaúcho, será remarcado em uma data futura. O Grêmio lidera a competição, enquanto o Internacional está em quarto lugar.

Também neste sábado, torcedores do Paraná Clube invadiram o gramado da Vila Capanema, em Curitiba, nos minutos finais do segundo tempo da derrota por 3 a 1 para o União, resultado que rebaixou o time no Campeonato Paranaense. Houve confronto com a Polícia Militar.

Na quarta-feira (24) desta semana, o ônibus do Bahia foi atingido por uma bomba ao chegar à Arena Fonte Nova, em Salvador, para um jogo contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil. O goleiro Danilo Fernandes e outros jogadores ficaram feridos e não puderam participar da partida.